por Agnes Lutterbach
Cada vez mais as crianças tem querido mudar os cabelos. Seja por questões estéticas ou até mesmo por influência dos coleguinhas ou da família. Mas o que leva uma criança a não gostar do próprio cabelo ao ponto de querer mudá-lo? Todos os cabelos possuem beleza e essa singularidade torna cada um realmente único. Será que há uma idade aconselhada para fazer progressiva? Continue lendo para descobrir
Pais devem elogiar a beleza natural
O exemplo vem de casa e é através dele que as crianças serão capazes de construir a própria visão sobre elas mesmas. Ao elogiar a beleza desde a infância, esse ato recorrente torna-se um hábito aonde os pequenos vão se sentir felizes e amados.
Porque ninguém será o mesmo para sempre. As mudanças acontecem todo o tempo e com o passar da idade elas serão cada vez mais rápidas, fugazes mesmo. E não há como voltar no tempo. Aquele cabelo lindo cacheado, com o decorrer dos anos, pode deixar de ser assim.
Então por que não incentivar o cabelo natural? É preciso aconselhar, conversar, mostrar quão belo é o cabelo. É uma dádiva ter volume, cachos, textura. E quanto mais você exalta a beleza natural, mais a criança gostará daquilo que vê.
Idade aconselhada para químicas
Criança precisa ser criança. Não é preciso usar a adultificação em nenhuma faixa etária; a criança vai crescer e se tornar adulta no tempo certo. Os produtos químicos usados em tratamentos capilares não tem segurança estabelecida para uso infantil.
Os efeitos ainda não são conhecidos ao certo e como ainda não há comprovação cientifica, é melhor evitar. A idade ideal seria o final da adolescência, mas a Anvisa recomenda que produtos alisantes sejam usados a partir dos 12 anos. E fazendo teste de mecha sempre.
Testes alérgicos também são primordiais, assim como o teste de mecha. Ao levar sua criança ao salão, peça sempre que sejam feitos antes para que a segurança seja a maior possível. Afinal de contas, ninguém deseja que coisas ruins aconteçam, certo?
Saiba esperar o tempo necessário
Muitas vezes é difícil dizer não para aqueles que tanto amamos. O sorriso e a felicidade são sempre almejados em todas as idades da vida. Mas prezar pela saúde é algo importantíssimo e essencial. Então não queira fazer todas as vontades, isso é ruim.
A decisão sempre será sua e ninguém pode interferir nisso. Fique atenta àquilo que acontece e, se for submeter seu filho ou sua filha a uma progressiva, alisamento ou qualquer outro tipo de química, conheça bem antes.
Vá ao salão, faça muitas perguntas, veja crianças que já fizeram, estude os produtos, analise os componentes, seja aquele tipo de cliente chata que quer saber de tudo. Porque quanto mais informação, maior segurança para a criança.
Siga sempre seu coração, ele sabe realmente o melhor que deve e pode ser feito. Porque quando o assunto são filhos, seja uma fera disposta a fazer tudo para proteger e defender. E nunca esqueça que a responsabilidade por tudo que for feito será sua, que autorizou que fosse feito aquele trabalho no cabelo.